O concreto usinado é um tipo de concreto produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. Dessa forma, espera-se que a qualidade do concreto seja maior do que o concreto rodado em obra.
A mistura de cimento, agregados e água para a obtenção do concreto usinado é realizada em usinas de concreto e, de acordo com a NBR 7212/2012 (Execução de concreto dosado em central – Procedimento), pode ser transportada para as obras em caminhões betoneiras ou em veículos que não possuem equipamentos de agitação.
A unidade de volume de entrega é o metro cúbico (m3) e deve ser medida após o adensamento e enquanto estiver fresco.
O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central (CDC). É muito utilizado em grandes centros urbanos, onde o espaço físico e o volume necessário de concreto no canteiro de obras restringe a produção dentro da obra.
Ao receber o concreto na obra, a equipe responsável deverá conferir se o caminhão betoneira está lacrado e se o código do lacre corresponde ao código presente na nota fiscal. As usinas de concreto recebem pedidos de várias obras e vários tipos diferentes de concreto. Se algum outro for enviado por engano para a sua obra, você pode ter problemas sérios no futuro.
Deve-se conferir se a resistência do concreto recebido e o volume são os mesmos que os solicitados.
Após a conferência do lacre, deve-se coletar amostras para a realização de ensaios de controle de resistência.